No dia 19 de agosto foi anunciado o resgate da "Vieja Tacubaya" através do projeto do corredor turístico e cultural Luis Barragán, que converteria o bairro em um destino turístico e recuperaria os espaços públicos ao incorporar a casa de Barragán, o centro histórico e a alameda Tacubaya.
Mais informações a seguir.
O projeto incluirá o resgate dos comércios, melhorará as condições das residências e criará diretrizes para o comércio ambulante, além de resgatar mercados, lanchonetes, bares e cafés. O projeto também considera as casas Amarilla e de La Bola, os mercados Cartagena, Peña Manterola e El Chorrito, a explanada cívica e a praça Charles de Gaulle, e contará, para isso, com o investimento de 140 milhões.
No dia seguinte, 20 de agosto, foi divulgada a notícia através do jornal La Jornada, mas, diferentemente do dia anterior, a notícia contava com uma imagem do projeto.
A polêmica não tardou. A página Arquine publicou dois artigos sobre o tema. O mais recente coloca em dúvida a origem e a existência de uma convocatória de concurso, um projeto administrado "na mais absoluta opacidade". Também se colocou em questão a qualidade formal do projeto que, ao que parece, terá um passeio peatonal que passa pelo interior de um espaço que se assemelha a um estacionamento.
O outro artigo referencia o projeto como "uma cópia mal feira de versões anteriores que se repetiram até à caricatura: um derivado de má qualidade. O edifício, ao que tudo indica de tamanho inadequado ao local onde será construído, repete o gesto de Barragán - próximo à rua - porém desajeitado, e é acompanhado, supõe-se, de projetos que visam transformar a rua onde está a casa de Barragán em um passeio peatonal, ampliar o mercado, e algumas outras coisas que não foram mostradas mas que, se forem tão ruins quanto o que foi divulgado, antecipam um desastre. Por que fazer assim as coisas?
O concurso de arquitetura surge como um mecanismo democrático e necessário tanto para abrir o projeto à esfera cidadã quanto para ampliar a participação da comunidade de arquitetos.